31/03/2009

Café descafeinado

Então, tô tendo que tomar café descafeinado.

Qdo me falaram pra tomar pensei: "nossa, isso deve ser horrível!"

Mas comprei mesmo assim.

Botei na cafeteira, e não é que não é ruim o bicho?

Gostei.

Mas continuo achando estranho.

E aí eu te pergunto: "Como é que faz pra tirar o café do café?"

Aí, provavelmente vc vai me responder: "Ah... é igual a cerveja sem álcool. Já tomou?"

Não. Não é. Cerveja sem álcool é muito sem propósito. Pq cerveja é ruim. Eu só tomo pq dá onda.

Aí vc vai dizer: "Ahh.. o café tbm dá onda."


É, mas o café faz parte de um momento, é outra história. Cerveja sem álcool é tortura!

Enfim, voltando ao assunto. Alguém pode me dizer como é que se descafeina o café? Se tiraram o café do meu café, o que eu tô tomando? Terra?


Como é produzido o café descafeinado?
O café contém naturalmente um suplemento ativo, a cafeína. Grãos normais de café contêm entre 0,8 % e 2,5% de cafeína dependendo da sua origem e variedade. Um café descafeinado não está totalmente livre de cafeína. Nos países da Comunidade Européia, café torrado descafeinado pode conter 0.1% de resíduo de cafeína e 0,3% de extrato de café. Para produzir café sem cafeína o suplemento estimulante precisa ser extraído dos grãos. Já que o café revela a maior parte do seu sabor durante a torração, a cafeína é extraída dos grãos verdes do café. Existem vários métodos para conseguir isso, dos quais os métodos mais utilizados são o da água-carbono (H2O/C) e o do diclorometano, (comumente conhecido como DCM). Métodos modernos de descafeinação não causam nenhum efeito no sabor e no aroma do café. Então, um bom café descafeinado tem quase o mesmo sabor de um café contendo cafeína.

Sei...

Um comentário:

Daniel Basilio disse...

Vou acompanhar agora seu blog, sempre que puder. Gostei da sua voz... Indicaram-me seu myspace e agora virei fã. Parabéns!

PS: E salve o café cafeinado!